Como funciona na prática

A arrecadação de IPTU é uma das principais fontes de receitas dos municípios. É responsabilidade dos Prefeitos, gestores legais da administração pública municipal, prover a eficiência na arrecadação de suas receitas. A ineficiência na arrecadação, além de contrariar as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), prejudica o desenvolvimento do município. Um cadastro desatualizado não cumpre a justiça tributária e em uma sociedade democrática, justa e igualitária, os impostos devem ser arrecadados em igualdades de condições.
 
Assim como em qualquer sociedade, o município que a abriga, por menor que seja, está sempre em transformação. Novas construções, reformas, ampliações e novos loteamentos fazem parte do cotidiano da maioria das cidades brasileiras. O maior desafio dos gestores é encontrar mecanismos eficientes e economicamente viáveis para acompanhar, fiscalizar e planejar a evolução do município.
 
A criação ou atualização de um cadastro imobiliário digital, mediante uma representação cartográfica precisa que reflita o cenário urbano atual, permite ao gestor municipal identificar em larga escala, edificações não tributadas, fontes de injustiças na arrecadação.
 
As edificações do município serão representadas pelo desenho de seus polígonos sobre a imagem aérea georreferenciada e em escala, o que permite o cálculo preciso da área em metros quadrados de todas as edificações.
 
O incremento no total de área tributada ocorre por duas razões: pela simples identificação de construções clandestinas e, principalmente, pela diferença encontrada entre a nova área calculada (polígonos) e a área anteriormente utilizada (cadastro do contribuinte). Diferenças essas oriundas de reformas e ampliações.
 
Uma vez implantado no Cadastro Imobiliário, o sistema será útil a diversas áreas da administração pública, principalmente no que se refere ao planejamento e gestão do município, pois além de fornecer a base cartográfica atualizada, traz receitas imediatas, subsidiando seu uso a outras secretarias.
 
O Métrica CITY gera relatórios gerenciais e mapas temáticos que fornecem diretrizes para as tomadas de decisões, respeitando os planos diretores e o meio ambiente, visando o crescimento ordenado e sustentável do município.

Informações e vendas:
(19) 3432 5556
Ou solicite um contato que
nós ligamos para você!

MELHOR HORÁRIO
PARA CONTATO:

Enviar

Sua solicitação foi enviada com sucesso! Aguarde nosso retorno, por favor.